Big Data: integração com pesquisa de mercado ajuda a prever consumo

Big Data como ferramenta para o sucesso do negócio

O valor do Big Data tem aumentado à medida que as empresas passam a adotar a tecnologia de forma consistente para oferecer uma nova experiência aos seus consumidores, e melhorar processos de negócios.

Entretanto, enquanto o Big Data tem potencial de prover ganhos reais a qualquer empreendimento, não fornece uma visão abrangente do cliente, nem insights, intenções futuras, ou percepções competitivas. Neste sentido, a pesquisa de mercado é um complemento perfeito.

Juntos, o Big Data e a pesquisa de mercado podem aprimorar a inteligência competitiva de uma empresa. Veja como:

Oferecendo uma visão 360 do consumidor: Não é suficiente olhar apenas para o consumidor ao analisar interações. Como interagir com os competidores pode ser igualmente valioso para entender os prospects, e identificar a melhor forma de aumentar a base;

Projetando ações futuras a partir do entendimento contextual do comportamento: Ao analisar um comportamento em larga escala, é importante prover o contexto correto, assim como determinar o porquê de um determinado comportamento e suas motivações. A intenção de compra de um cliente não pode ser compreendida totalmente sem que haja uma compreensão total desses pontos.

Auxiliando no refinamento da estratégia de marketing: Enquanto o Big Data pode ser usado para analisar a base de dados do ponto de vista demográfico, preferências de conteúdo, compras passadas e outros elementos de uma campanha de marketing, nem sempre é possível identificar, apenas pelo Big Data características ligadas à necessidade do produto ou à intenção de compra. Uma pesquisa de mercado pode agregar valor, trazendo informações analíticas no que tange ao comportamento do consumidor.

Testando novos produtos: Testes A/B conduzidos em tempo real oferecem o risco de causar um impacto negativo sobre a marca. Integrar uma estratégia de pré-teste ao lançamento do produto a fim de otimizar as comunicações auxilia na formatação de uma experiência positiva.

Entendendo a jornada de compra do consumidor e a experiência do prospect: dados do seu website podem oferecer uma vasta gama de informações acerca do comportamento do consumidor, mesmo que você ainda não saiba qual é a sua motivação para visitar, ou como foi sua experiência, ou em que ponto em sua jornada de compra.

Humanizando os dados e criando ações concretas: o Big Data é essencial para dar foco na sua empresa, e criar melhores ações de comunicação e estratégia. Técnicas de pesquisa de mercado tais como cotações, pesquisas e vídeo podem trazer os dados à vida, e torná-los mais interessantes e relevantes.

Resumindo, Big Data e pesquisa de mercado oferecem partes diferentes de um mesmo quebra-cabeças. Juntos, podem prover uma visão mais abrangente do comportamento do consumidor e suas motivações.

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