O mercado de BI e analytics vem passando por uma grande transformação nos últimos tempos. Inicialmente, essa era uma área dominada pelo setor de TI, especializado na montagem de grandes bancos de dados e na agilidade com a coleta de informações. O novo modelo de negócios de BI e analytics, em sintonia com as demandas organizacionais, agora está cada vez mais voltado para a análise de informações e geração de insights estratégicos, com a participação maior dos executivos de diversas áreas responsáveis pela análise de informações mercadológicas nas empresas.

Seguindo essa tendência, e a demanda dos usuários, as novas plataformas de analytics vêm se posicionando como a nova alternativa para gestores usufruírem de seus benefícios dentro das empresas, sem a necessidade de se tornarem especialistas em TI. Como resultado, as plataformas modernas de BI e analytics estão emergindo com o propósito de atender aos novos requerimentos organizacionais de acessibilidade, agilidade e provedoras de insights analíticos profundos.

Essa transformação atingiu agora um ponto de inflexão. As organizações ganharam a opção de fazer a transição para plataformas de BI modernas, fáceis de usar, rápidas e ágeis a fim de criar valor para um negócio e estudo de mercado a partir de uma percepção mais profunda de diversas fontes de dados. Da mesma forma, as plataformas de geomarketing trazem, além da possibilidade de gerar informações estratégicas importantes para o negócio, a visão geográfica e espacial das informações geradas. Tudo isso com facilidade e usabilidade simplificada para atender qualquer usuário de áreas de negócios sem conhecimento de TI.

A democratização do analytics

De acordo com estudo realizado pela consultoria Gartner, na medida em que o analytics se tornou cada vez mais estratégico para a maioria das empresas e fundamental para a maioria das responsabilidades corporativas, cada negócio passou a ser um negócio voltado para a análise. Cada processo de negócio é um processo de análise e cada pessoa é um usuário de analytics.

“Não é mais possível para diretores de marketing (CMOs) serem apenas especialistas em branding e posicionamento de anúncio”, explica Ian Bertram, vice-presidente executivo da Gartner. “Eles também devem ser especialistas em análise de clientes. O mesmo é verdadeiro para o chefe de RH, cadeia de fornecimento e cargos financeiros na maioria das indústrias”.

Para atender à demanda de tempo e insights exigidos pelo competitivo ambiente de negócios atual, muitas organizações desejam democratizar as capacidades analíticas por meio de self-service.

Definindo a plataforma moderna de BI e analytics

A diferença mais significativa entre uma plataforma moderna de BI e analytics e uma plataforma tradicional de TI centrada em relatórios é a quantidade de estrutura exigida, bem como as competências necessárias dos profissionais que são encarregados de construir o conteúdo de análise. A criação de conteúdo analítico por meio de uma plataforma de TI centrada em relatórios começa com o departamento de TI consolidando e estruturando os dados com antecedência. Por outro lado, uma plataforma moderna de BI e analytics integra o desenvolvimento de conteúdo analítico junto com o departamento de TI.

Para obter o benefício completo das modernas plataformas de BI e analytics, os líderes devem repensar a maioria dos aspectos de seus departamentos atuais de TI, e implementações de análises centralizadas, incluindo tecnologia, papéis e responsabilidades, modelos organizacionais, processos de governança e liderança. De nada adianta as empresas coletarem informações sobre consumidores sem ter a noção do que é importante observar – e para que vão servir as informações. Dessa forma, torna-se fundamental o envolvimento dos executivos das áreas de negócios para o sucesso do Big Data e analytics.

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Com Gartner

 

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