Sua empresa possui os recursos necessários para se beneficiar com o big data? O advento do big data pelas empresas se tornará comum no futuro e trará maior carga de trabalho para analisar dados extensos, complexos e desorganizados.

Com frequência, analistas de negócios serão convocados para conduzir análises, interpretar dados e criar, a partir deles, produtos e serviços melhores. Muitas empresas carecem de ferramentas para transformar o big data em insights e informações valiosas.

Entre as necessidades emergentes das empresas hoje em dia, estão:

Disposição e vontade para testar novos processos. Gerentes e analistas devem estar dispostos a aplicar as novas ideias que surgirem a partir de uma análise de dados mais profunda, como resultante de um trabalho de geomarketing, por exemplo. Eles precisam entender que as tendências indicadas pelos dados adquiridos nessas pesquisas podem ser cruciais para conquistar vantagens competitivas.

Especialização em estatísticas. Quantos funcionários de sua empresa conseguem interpretar uma planilha de dados e retirar conclusões corretas a partir dela? Não é necessário se tornar um estatístico profissional, mas é fundamental aprender a entender os métodos que envolvem a elaboração das estatísticas em um conteúdo com significados claros e concretos.

Habilidade para enxergar perspectivas futuras. Talvez você acredite que tentar prever o futuro é uma grande bobagem, mas não há nada de insensato tentar descobrir maneiras para superar empresas concorrentes. Visualizar o mercado de amanhã é uma das atividades mais acertadas para qualquer dono de negócio que deseja se manter em evidência e aumentar os seus ganhos financeiros.

Empresas devem sempre mirar em atualizar sua base de dados tendo em vista as mudanças aceleradas que ocorrem na sociedade. O investimento em análises de big data deve ser realizado em conjunto com o esforço de assumir possibilidades novas e a determinação para implementar uma nova cultura de trabalho. Essas mudanças devem se tornar naturalmente parte do processo que envolve o desejo de transformar uma empresa em uma marca bem sucedida dentro de um mercado saturado.

Com HBR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *