A convergência entre a inteligência de mercado e o big data fez com que muitas organizações transformassem suas práticas de negócios, estratégias de marketing, desenvolvimento de produtos e outras atividades operacionais com base nos dados extraídos em plataformas e sistemas que providenciam estudos analíticos. Muitas plataformas de inteligência de mercado, no entanto, falham em fornecer um elemento essencial para incluir na análise de dados: a localização.

Visualizar e analisar dados de uma região pode ser extremamente significativo para uma empresa de diversas maneiras. Os resultados da análise revelam a ligação existente entre um consumidor e as regiões em que vive ou trabalha. Ao mapear os diferentes tipos de dados – como a probabilidade de uma região apresentar alto potencial de comércio ou projeções de crescimento econômico – os insights podem ser trazidos à luz contribuindo para uma tomada de decisão assertiva.

Analisar apropriadamente uma localização é fundamental para buscar provas que apoiem e otimizem a tomada de decisões em todos os setores de uma organização, do marketing ao gerenciamento da logística. Um dos principais motivos para uma empresa utilizar análises geodemográficas, relaciona-se ao fato de que as pessoas tendem a morar próximas a indivíduos com perfil similar, em aspectos ligados ao poder aquisitivo, ciclo de vida, escolaridade, etc. Há uma máxima que justifica o investimento, que diz “Diga-me onde moras e te direi quem é”.

Apesar da consciência crescente em promover esse tipo de análise, muitos negócios ainda carecem de informações relevantes para responder questões básicas como “Por qual razão um consumidor prefere comprar produtos em uma região ao invés de outra? ”. Talvez a grande dificuldade seja definir com precisão a questão “Onde estão os meus clientes?”.

Ferramentas de inteligência geográfica

Em resposta a essas dúvidas, as empresas passaram a procurar por fornecedores de serviços de geomarketing e ferramentas de inteligência geográfica. Essa busca também “obrigou” fornecedores a aprimorarem os seus próprios produtos e sistemas de inteligência geográfica de modo a oferecer o melhor modelo de análise de dados geodemográficos do mercado. O desenvolvimento desses sistemas foi criado pensando em interfaces intuitivas, com a inclusão de recursos que possibilitam a edição instantaneamente, além de exibir divisões práticas de funcionalidades que reduzem o tempo de aprendizado de novos usuários.

Competir em indústrias nas quais o preço é cada vez menos relevante e já não é mais um diferencial tão importante, faz com que empresas busquem novas maneiras para engajar o consumidor. Aos poucos, as organizações estão entendendo que para competir de igual para igual dentro das condições apresentadas no mercado, será necessário otimizar o atendimento e a experiência do cliente. Para atender a essas demandas, a inteligência geográfica se torna uma ferramenta reconhecidamente fundamental para criar e revelar oportunidades de inovação e aprimoramento nos processos corporativos.

O NETtool® Analytics é ideal para empresas que buscam uma solução de geomarketing simples e fácil de usar, sem abrir mão de poder de análise e flexibilidade para customização. Através desta solução, sua empresa poderá entender com profundidade como suas operações e mercados interagem no espaço geográfico e melhorar sua capacidade de planejamento e gestão estratégica.

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