Consumidores classificados como cosmopolitas representam uma população cada vez maior e vital para o consumo de uma extensa variedade de produtos e serviços. Apesar do aumento nas pesquisas de mercado, a natureza do consumidor cosmopolita ainda carece de informações mais detalhadas sobre o seu perfil. Profissionais de marketing estão começando a entender melhor nos últimos anos as principais características desse tipo de consumidor, conhecendo seus valores e comportamentos.

Pode-se afirmar que o perfil do cosmopolita é de um indivíduo que está antenado com as novas tendências no mercado consumidor – principalmente nos segmentos de moda, gastronomia, smartphones e produtos que remetem ao lifestyle moderno – e normalmente está atento às publicidades que são endereçadas a ele. O consumidor cosmopolita se enxerga como parte do que acontece no mundo tanto quanto os vínculos que possui com grupos menores. Além disso, ele utiliza tecnologia e comunicação moderna, independentemente de sua origem e identidade étnica.

Empresas estão cada vez mais preocupadas em atender a esse tipo de consumidor, buscando por pesquisas de mercado que ajudem a entender melhor como engajar o indivíduo cosmopolita. Dessa maneira, organizações estão avaliando quais traços ganham destaque na maneira como a comunicação empresarial impacta efetivamente esse novo tipo de consumidor. Entre as características que cada vez mais passam a ser vinculadas ao cosmopolita, estão: propensão a aceitar ofertas de marcas de diferentes culturas e regiões do planeta, senso de responsabilidade social e sustentabilidade. O consumidor cosmopolita está mais propenso a buscar por empresas que demonstram esses valores nos produtos e serviços, permanecendo leais a esses ideais.

O perfil do cosmopolita está sujeito a rápidas mudanças de comportamentos e preferências de consumo. Esse grupo de consumidores é bastante heterogêneo, portanto, é importante desenvolver abordagens diferentes e flexíveis ao estudar esse segmento. O analista que se encarregar de analisar com mais profundidade esse perfil de consumidor vai precisar recolher dados demográficos, psicográficos, socioeconômicos, entre outros.

Os consumidores cosmopolitas possuem preferências ecléticas no que diz respeito ao consumo de produtos e serviços, e gostam de inovar seu comportamento de compra com frequência. Esses consumidores também são considerados pessoas influentes quando assumem o papel de disseminadores de marcas, atestando a qualidade (ou deficiências) de uma empresa para outras pessoas de seu círculo social. Organizações que são percebidas como inovadoras e que lançam tendências ganham a atenção do consumidor cosmopolita.

Faça o download do whitepaper da Cognatis e entenda como empresas podem se beneficiar com estudos de otimização de territórios.

Quer saber como a Cognatis pode ajudar a trazer inteligência e gerar pesquisas de mercado para a sua empresa? Acompanhe a Cognatis pelo Linkedin e saiba como aplicar estudos de geomarketing ao seu negócio.

Com Quirks

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *