Muitas grandes organizações utilizam software GIS para análise de mercado há anos. O impacto é claro: as informações que são extraídas dessas análises ajudam a economizar tempo, dinheiro e recursos.

Atualmente é possível observar usos mais direcionados de ferramentas de geomarketing que vão além da tradicional análise de dados dos consumidores. As empresas estão cada vez mais investindo em ferramentas analíticas para prever e avaliar cenários que sinalizem potenciais riscos e prejuízos futuros. Esta vantagem competitiva é profunda o suficiente até para alterar as estratégias de empresas bem-sucedidas.

Tomando o controle dos investimentos e da segurança

Algumas empresas de transporte e logística, por exemplo, compreenderam as implicações do uso de um serviço baseado em GIS além do mapeamento de rotas tradicional. Para ajudar a planejar a trajetória de cada transporte, gestores são capazes de determinar o quanto de investimento pode ser perdido com um atraso e planejar rotas alternativas com antecedência. Assim, as rotas propensas a desastres, risco e trânsito pesado conseguem ser evitadas já na fase de planejamento.

Pequenas decisões, grandes impactos

O sucesso de um negócio muitas vezes depende de pequenas decisões e das ações subsequentes. Muitos exemplos mostram que, em todos os setores, a implementação de GIS em uma estratégia de gestão de negócios é uma decisão que poupa tempo e dinheiro e, frequentemente, otimiza as vendas.

Otimizar para melhorar o serviço ao cliente

Empresas passaram a utilizar o GIS para manterem-se atualizadas com as informações demográficas de cada região, rastreando o perfil dos residentes e dos transeuntes diurnos.

Para alguns bancos, o uso constante de ferramentas de geomarketing é utilizado para mapear a localização de caixas eletrônicos. Através do mapeamento dos hábitos de utilização desse serviço dos clientes, é possível identificar os locais onde existem máquinas pouco utilizadas e as regiões onde existe carência do serviço. Isso possibilita uma melhor alocação das máquinas, retirando as que estão sendo subutilizadas e transferindo para áreas onde existe uma demanda não atendida. Dessa forma, o banco consegue atender melhor seus clientes e fazer um uso mais eficiente de seus serviços.

A aplicação de sofisticadas tecnologias de geomarketing está se tornando acessível a empresas de todos os níveis. Se a sua empresa ainda não começou a investir em soluções de geomarketing, é hora de começar. Pode ser a diferença entre competir de forma eficaz e fechar as portas.

Com Directions Mag

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