As ferramentas de inteligência geográfica já são reconhecidas como poderosas fontes de insights que revelam informações detalhadas sobre o modo de operação de uma empresa e seus clientes. Tradicionalmente, o uso dessas ferramentas ficava limitado a um grupo restrito de profissionais com habilidades específicas ou até envolvidos no setor de TI.

Felizmente, hoje em dia, já existe uma certa democratização no uso dessas ferramentas por indivíduos além daqueles confinados em departamentos de TI ou de unidades direcionadas para análises de dados geomercadológicos. Cada vez mais profissionais de todos os níveis hierárquicos estão colocando suas mãos em recursos que antes só eram explorados por presidentes ou especialistas – também conhecidos como cientistas de dados – contratados apenas para gerar dados de inteligência mercadológica.

A tendência que acompanhamos com base no sucesso de fornecedores de ferramentas de análises de dados – com recursos, visualizações e funcionalidades mais específicas – consolida o investimento em soluções de inteligência de mercado e geomarketing.

Facilidade no uso de ferramentas de inteligência geográfica

O aperfeiçoamento da navegabilidade dos sistemas de gerenciamento de dados, proporciona a mais profissionais de diferentes setores de uma empresa, a possibilidade de serem convocados para agir e otimizar a criação de análises. Esses relatórios analíticos gerados por profissionais de diferentes áreas, contribuem para solucionar os diversos objetivos que uma empresa possa ter, em curto ou longo prazo, como aumentar a eficiência nas vendas, reduzir custos operacionais ou otimizar territórios.

Ainda não são todos os profissionais capacitados para se envolverem com ferramentas avançadas de inteligência geográfica, porém, já há um aumento na percepção de que, para interagir de maneira bem sucedida com essas ferramentas, é necessário ter uma noção sobre quais dados são importantes e como eles devem ser organizados de modo a germinar informações úteis para uma empresa.

Em breve, muitas organizações investirão não só em ferramentas de inteligência geográfica, como também capacitarão seus próprios funcionários para exercerem papéis mais relevantes dentro de sua área de atuação e no planejamento estratégico corporativo.

A Cognatis desenvolveu, dentro de sua experiência de mais de 20 anos, o NETtool®, que é a ferramenta de geomarketing e análise de dados mais completa, flexível e confiável do mercado. Saiba como as soluções da NETtool® possibilitam à sua empresa desenvolver suas próprias análises e ações de geomarketing com agilidade e autonomia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *