A cada geração que se passa, mudanças são percebidas na sociedade. Muitas organizações enganam-se ao segmentar seu público alvo apenas por sua faixa etária. Há, no entanto, uma clara distinção entre as particularidades de consumo de diferentes gerações.

As diferenças de hábitos, ideais e opiniões, influenciam diretamente cada uma dessas gerações no momento de ir às compras. O padrão de consumo muda com o tempo, e conforme o comportamento de um indivíduo é diversificado, o seu perfil pode expandir para diversas direções. Claro que há o conflito entre essas gerações, já que as pessoas sofrem diversas influências sociais, culturais e econômicas – e no meio dessa bagunça de perfis e grupos, há o interesse por parte das empresas em descobrir os principais anseios de cada geração.

Empresas de vários setores devem ficar atentas às diferentes exigências que cada geração possui. Consta-se que algumas das características entre as gerações x, y e z são bem conhecidas. Confira algumas:

Geração X: nascidos entre as décadas de 1960 e 1980, são reconhecidos pelo respeito à autoridade. São resistentes às mudanças e sentem mais segurança ao garantir estabilidade em um emprego.

Geração Y: nascidos entre as décadas de 1980 e 1990, possuem mais flexibilidade para lidar com várias atividades ao mesmo tempo, além de valorizarem a educação e as transformações sociais.

Geração Z: nascidos a partir dos anos 1990, são fortemente caracterizados por manterem contato próximo com o mundo tecnológico e estão também associados a comportamentos individualistas.

Para ajudar empresas a avaliar a força de consumo de cada geração, de modo a aumentar vendas, são necessários estudos mais apurados tendo em vista a necessidade em conhecer melhor os mercados, clientes atuais e potenciais, além de melhorar as estratégias comerciais e de marketing. A Cognatis, por meio da linha de produtos GEOpop®, oferece um conjunto amplo e atualizado de informações demográficas, econômicas, sociais e de comportamento de consumo sobre a população que reside ou trabalha nas regiões de interesse, disponíveis em diversos níveis de detalhamento.

One comment on “As diferença entre os jovens de ontem, de hoje e de amanhã

  1. Boa noite, gostei muito do enfoque dado ao comportamento das gerações X, Y e Z. Entretanto, não consegui identificar as fontes de consulta em que se chegou essas conclusões, embora concorde com as conclusões. Este artigo será muito útil para mim, porque servirá de consulta para um artigo que irei escrever acerca deste assunto: o comportamento do jovem na atualidade. Viando apresenta-lo como TCC numa pós graduação. Parabéns pelo enfoque muito interessante e pertinente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *