Estudo divulgado pela IDC (International Data Corporation) descobriu que com os avanços na gestão de dados, web, mobile, e tecnologias integradas, empresas do setor de energia têm ampliado sua utilização de sistemas de informação geográfica (GIS). Diferente do passado, quando esse tipo de informação era visto como importante basicamente para as áreas de infraestrutura, hoje as decisões de negócios também utilizam informações geográficas.

O GIS não é um conceito novo para empresas do setor de energia. As aplicações dessa tecnologia já são usadas há décadas para armazenar informações e dados georreferenciados destinados à distribuição de eletricidade, gás, água e controle a partir de uma ferramenta que apresente uma visão ampla e detalhada do espaço geográfico.

Entretanto, as novas plataformas de GIS agora habilitam empresas do setor a usar informações e análises geoespaciais em uma extensa variedade de processos corporativos, otimizando a eficiência operacional. Além disso, as soluções em GIS também contribuem em providenciar uma base de dados completa com informações, insights e indicadores essenciais para aperfeiçoar a qualidade do trabalho.

As principais descobertas do estudo são:

  • As ferramentas de geomarketing mais avançadas aperfeiçoaram as funcionalidades de edição, compartilhamento e colaboração de informações baseadas em mapas por meio de recursos na web, computação em nuvem e aplicativos mobile, tornando a informação geo-espacial mais accessível.
  • As novas soluções de GIS oferecem um panorama vertical da indústria, endereçando todo o espectro de gestão do setor de energia, além de fornecer apoio nos processos do negócio.
  • A tecnologia de gestão de dados está cada vez mais aberta e proporciona maior flexibilidade no armazenamento de informações espaciais e interoperabilidade de dados.
  • Soluções de GIS estão se tornando mais fáceis de integrar na medida em que fornecedores utilizam arquiteturas abertas e requisitos da indústria para atender às necessidades dos clientes e usuários.

As soluções GIS estão, dessa forma, se tornando ferramentas essenciais nas empresas de utilidades públicas em todo o mundo. Quer saber mais como o Nettool, a ferramenta GIS da Cognatis pode ajudar a trazer inteligência de mercado para a sua empresa? Acompanhe a Cognatis pelo Linkedin e saiba como aplicar estudos de geomarketing ao seu negócio.

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Com IDC

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