A tecnlogia GIS (Geographic Information System) traz benefícios para empresas de qualquer tamanho, praticamente em qualquer indústria. Há um interesse cada vez mais crescente no valor estratégico que o GIS pode oferecer, em parte porque as ferramentas estão cada vez mais disponíveis no mercado, mas também porque  inúmeras empresas têm usado a ferramenta no mercado nacional. Veja agora os cinco principais benefícios da tecnologia:

1. Reduz custos com grande eficiência. Os ganhos podem ser em várias áreas da empresa. Há alguns anos, a varejista norte-americana Sears implementou um sistema GIS em suas operações logísticas, e registrou uma melhoria drástica. A empresa diminuiu, e muito, o tempo que os caminhões de entrega levavam para realizar o trajeto (cerca de 75%). A Sears também melhorou o atendimento ao consumidor, reduzindo o número de retornos ao mesmo lugar (para tentar refazer a entrega) e passou a agendar entregas de maneira mais eficiente.

2. Melhora a tomada de decisão. Esse tópico geralmente está relcionado à melhor tomada de decisão no que tange à localização. Exemplos práticos incluem a seleção de localização para uma nova loja, zoneamento do local, análise socioeconômica da região etc. No Varejo, principalmente, o gestor sabe que quanto melhor for a sua decisão no que tange ao local melhor será seu resultado de negócio. A Cognatis tem cases interessantes para a expansão de farmácias e postos de combustível.

3. Melhora na comunicação. As ferramentas de geomarketing ou GIS auxiliam e muito na comunicação entre empresa e seus potenciais consumidores – auxiliando na formulação de estratégias de comunicação que gerem mais conversões de vendas.

4. Informações geográficas de qualidade. Bases de dados GIS oferecem às empresas informações geográficas de qualidade. No caso da Cognatis, as ferramentas da empresa dão ao cliente um framework completo da análise socieconômica da região, e um perfil censitário do público potencial bastante completo. Mais do que isso, é possível criar modelos analíticos especializados, possibilitando um olhar aprofundado e alinhado às necessidades do negócio.

5. Gestão geográfica. No governo e em grandes empresas, a tecnologia GIS tornou-se essencial para entender o cenário de maneira ampla e, ao mesmo tempo, completa. Exemplos nos quais o governo utiliza a tecnologia com sucesso não faltam. Nos EUA, por exemplo, a polícia utiliza a tecnologia para entender possíveis correlações geográficas entre os crimes cometidos. Exemplos no setor privado sobre como a visão da geografia pode ajudar na gestão de negócios incluem o setor de energia, papel e celulose, combustíveis, farmácias, entre outros.

Veja como a Cognatis podem ajudar a sua empresa a montar uma estratégica focada na tecnologia GIS: faça o download do nosso whitepaper sobre A Importância do Geomarketing clicando aqui. Quer falar com a gente? Entre em contato aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *