Abrir uma franquia pode ser uma oportunidade rentável para qualquer setor. Principalmente em momentos de contenção econômica, como o que o Brasil está passando no momento, a franquia pode ser uma escolha menos arriscada que um negócio totalmente novo por já apresentar um modelo de operação e retorno já testado e estabelecido. O ponto crucial, embora exija muito planejamento e estudo, se resume a avaliar o potencial de consumo na região em que se está analisando abrir o empreendimento

Para escolher acertadamente o local da franquia, um empreendedor precisa procurar por estudos de inteligência de mercado que forneçam bases sólidas para o investimento que pretende realizar ainda em 2015.

Atualmente, o Sudeste concentra mais de 70% das franqueadoras, sendo que o estado de São Paulo reúne mais de 52%. A região Sul possui 16,8%, seguida pelo Nordeste, com 7,6%. Setores como alimentação fora do lar, estética e produtos de beleza são os que mais se destacam no momento.

Modelo de Potencial de Consumo

Uma ferramenta que pode ser bastante eficaz na escolha de uma localização é um estudo de potencial de consumo. A Cognatis realiza estudos para estimar o potencial de consumo, onde será possível projetarmos o desempenho atual e esperado de novas lojas em qualquer região ou microrregião dentro de um território estudado.

Esse estudo é desenvolvido a partir de um modelo preditivo que irá associar matematicamente características mercadológicas do entorno dos estabelecimentos existentes aos seus respectivos desempenhos transacionais.

No caso, o estudo primeiramente filtrará para cada setor censitário as informações demográficas sobre quem reside, trabalha e a quantidade de pessoas que circulam no local escolhido. Em seguida, para cada negócio, independentemente do segmento escolhido – bancos, saúde ou vestuário, por exemplo – assume-se um comportamento do consumidor quanto ao deslocamento e cria-se uma curva de incidência de potencial.

Dentro desse mesmo estudo, serão avaliadas as regiões divididas por centros comerciais, onde estarão destacadas a presença e a distância dos concorrentes, além de outros fatores de negócio que venham a ser considerados importantes.

Quer saber mais como a Cognatis pode ajudar a trazer inteligência de mercado para o seu empreendimento? Entre em contato ou confira nossos produtos e serviços e veja quais que se adequam melhor ao seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *