Não há dúvida de que o Business Intelligence (BI) e o data analytics se tornaram elementos essenciais para o negócio de muitas empresas. O aumento no número de soluções, estudo de mercado e tecnologias faz com que empresas de todos os setores possam escolher diferentes fornecedores de BI, adequando seus objetivos ao tipo de solução disponível.

Hoje em dia há mais fornecedores de BI do que antigamente, logo, antes de procurar por uma solução, é importante avaliar quais são as suas principais prioridades.

Conheça as necessidades de sua empresa

Antes de começar a selecionar uma solução de Business Intelligence, você precisa fazer o seu dever de casa. Converse com profissionais de sua organização, principalmente com aqueles que serão afetados com a perspectiva de contar com uma ferramenta ou solução de inteligência de mercado (por exemplo, TI, finanças, marketing, vendas e operações).

Assim que você descobrir as principais questões que deverão ser beneficiadas com a futura solução de BI, sua próxima tarefa é planejar uma estratégia de implementação. Ou seja, você deve entender desde o início como irá funcionar a aquisição da nova solução, como ela vai impactar seu “modus operandi” empresarial ao longo do caminho. Quais cargos vão ganhar novas atribuições? Quem deverá gerenciar essa solução? Deverá acontecer algum tipo de treinamento para implementar com sucesso a nova solução? Você deve pensar bem nas respostas para essas perguntas, independentemente de você contratar uma ferramenta ou encomendar apenas um estudo de mercado.

 

Outro ponto importante é entender que ao invés de buscar uma solução de BI genérica e que prometa resolver todos os problemas, é mais interessante para sua empresa buscar apenas a solução que é específica para resolver o seu problema. Um investimento específico ajuda a aumentar as chances de sucesso da aquisição.

Você sabia que com o geomarketing é possível aplicar modelos preditivos para estimar o consumo potencial de qualquer região ou área intraurbana? Baixe o whitepaper da Cognatis e veja o exemplo de como o mercado de TV por assinatura se beneficia com modelos de geomarketing.

 

Quer saber como a Cognatis pode ajudar a trazer inteligência de mercado para a sua empresa? Acompanhe a Cognatis pelo Linkedin e saiba como aplicar estudo de mercado ao seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *