O setor de saneamento deve lidar diariamente com o oferecimento de serviços básicos, que inclui a distribuição de água, além da coleta e do tratamento desse recurso essencial. Por isso, tecnologias capazes de melhorar a operacionalidade nessas empresas fazem uma grande diferença na obtenção de melhores resultados.

O geomarketing, técnica que considera a análise de dados de localização geográfica de clientes e recursos, tem muito a oferecer às empresas de saneamento, permitindo que as organizações inventariem redes de forma a melhorar o desempenho dos serviços e aumentem a eficiência.

O geomarketing no setor de saneamento também permite o planejamento de ações de manutenção e traz melhoras no atendimento ao cliente. Por meio da integração de uma ferramenta de geomarketing ao sistema de negócios, as empresas de saneamento básico podem obter vantagens em diversas áreas. Conheça algumas:

Atendimento ao cliente

Integrando tecnologias de geomarketing no setor de saneamento, as empresas podem obter dados precisos da infraestrutura do local de solicitação de seus clientes, como a existência de rede de água e esgoto. Além disso, podem acompanhar de perto o andamento de reparos e novos projetos e desenvolver um sistema de ocorrências mais eficiente.

Ao mesmo tempo, as organizações podem ter acesso a indicadores de desempenho e serviço mais precisos, com informações do tempo médio de solução de ocorrências agrupadas por localização, quantidade de ocorrências e apoio no planejamento da execução de serviços.

Melhoras na cobertura da rede

Ferramentas de geomarketing no setor de saneamento permitem às empresas obter informações mais precisas para desenvolver estratégias de expansão, como definição de metas por regiões ou filiais, identificação de nichos de mercado, penetração de mercado e segmentação do perfil de cliente e vizinhança de modo a definir melhores produtos por área.

Campanhas de marketing

Com soluções de ferramentas de geomarketing, os negócios podem identificar áreas potenciais e promover seus produtos, além de promover a reativação de clientes e analisar o cross-selling de produtos para incentivar a venda casada por microáreas.

 

A Cognatis é especialista em geomarketing e inteligência de mercado e, por meio de ferramentas como o NETtool®, é capaz de realizar uma série de análises de mercado voltados para o setor de saneamento básico.

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