O Geo-enriquecimento é um serviço que permite o enriquecimento de dados sóciodemográficos e empresariais. Ou seja, a partir de um endereço é possível trazer informações da área em que um indivíduo ou uma empresa está sediada.

Para elucidar melhor os benefícios do Geo-enriquecimento, vamos utilizar um exemplo prático para expor as vantagens desse serviço:

Imagine um empresário dono de uma rede de lojas no setor de bens de consumo semi-duráveis, ou mais especificamente, no mercado de vestuário feminino. O desafio aqui será mirar todos os esforços para atingir o público feminino que já é cliente ou potenciais. O Geo-enriquecimento entra em cena para atuar em duas frentes:

Dados de Pessoas Físicas

A lista atual de clientes (ou potencial) será enviada para análise. Temos então um processo de enriquecimento de dados a partir de um endereço ou cpf, no qual são agregadas informações de renda presumida , educação, condição de moradia, potencial de consumo por categoria ou segmentação. Todas essas informações podem ser incluídas a partir da menor unidade geográfica desejada ou até por quadras (setor censitário), da região onde estão localizados os clientes desse empresário.

Esse modelo é extremamente interessante pois parte da premissa, já validada em diversos estudos ao redor do mundo, de que pessoas tendem a morar próximas de outras com características semelhantes, já que a decisão de onde morar considera diversos aspectos socioeconômicos e demográficos. O levantamento, portanto, pode apresentar potenciais clientes de diferentes bairros onde a loja está posicionada, baseando-se na localização da clientela fixa.

 

Dados de Pessoa Jurídica

Nesse modelo, o Geo-enriquecimento também irá trabalhar para reunir dados de um endereço, no entanto, serão levantados dados a partir de uma base CNPJ para ser enriquecida com informações de faturamento presumido, porte e potencial de consumo por tipo de serviço.

Nesse tipo de mapeamento, o dono da loja de roupas voltada para o público feminino poderá avaliar dados referentes ao nível socioeconômico, potencial de consumo, concorrência, fluxo e geradores de tráfego e outros registros de diferentes regiões, conseguindo identificar tanto as áreas com o mercado saturado, quanto as que possuem potencial inexplorado. No caso, não só os entornos do próprio estabelecimento serão avaliados, como também as áreas dos endereços PJ fornecidos.

Quer saber mais como a Cognatis pode ajudar a trazer inteligência de mercado para a sua empresa? Confira nossos serviços e veja quais que se adequam melhor ao seu setor e objetivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *