Na terceira e última parte do estudo comparativo das regiões paulistanas vizinhas a estádios de futebol são apresentadas novas informações particulares à cada bairro, extraídas da base de dados demográficos e de mercado da Cognatis®, o Geopop®, além de imagens extraídas da nossa ferramenta de geomarketing, Nettool®.  Conheça mais sobre a população diurna que orbita cada região, o fluxo de pedestres e veículos nas principais vias de cada bairro e dados e características das empresas e do comércio. Ao final apresentamos brevemente a metodologia utilizada na montagem da base de informações Geopop®.

Veja abaixo algumas das informações do estudo e ao final acesse o arquivo completo da terceira parte do estudo.

Trabalhadores nas regiões de Higienópolis e Itaquera
Trabalhadores nas regiões de Higienópolis e Itaquera

Apesar de a população residente em Itaquera ser o dobro da de Higienópolis/Pacaembu, a razão entre o número de trabalhadores em cada região é oposta. Esses dados retratam as diferenças entre as duas regiões. A região de Higienópolis/Pacaembu apresenta um número  maior de estabelecimentos comercias, hospitais, empresas e escritórios que Itaquera, apresentando portanto um número maior de trabalhadores que frequentam a região durante o dia. O número de trabalhadores que orbitam a região durante o dia é uma consequência da quantidade e porte das empresas em cada região. O faturamento das empresas em Higienópolis também é  maior que as da região de Itaquera.

Empresas por setor e faturamento

Apesar de a população residente de Higienópolis/Pacaembu ser a metade da de Itaquera, não observamos o mesma relação com a população diurna inativa.  O gráfico abaixo mostra a  população inativa nas duas regiões. Podemos observar que em Itaquera o número é oito vezes maior que no Pacaembu.

Abaixo também apresentamos uma tabela com a quantidade de trabalhadores por vínculo empregatício em cada região.

População Inativa

 

O fluxo diurno de veículos e pedestres na região de Higienópolis/Pacaembu pode ser observado no mapa abaixo. Praticamente todas as vias da região apresentam um fluxo alto ou muito alto de veículos. O mesmo podemos observar em relação ao fluxo de pedestres, que também é alto em praticamente toda a região.

Fluxo de veículos e pedestres em HigienópolisPacaembu

 

Em Itaquera já observamos uma situação diferente de Higienópolis/Pacaembu, o fluxo  diurno de veículos é baixo na grande maioria do bairro, ficando alto principalmente nas avenidas.  O mesmo ocorre com o fluxo de pedestres, que é baixo ou muito baixo em quase toda a região.

Fluxo de pedestres e veículos em Itaquera

A última parte do estudo completo pode ser acessada no link abaixo. Ao final do estudo apresentamos rapidamente a metodologia utilizada para criar a base de informações Geopop® de onde foram extraídas as informações desse estudo. O Geopop® é uma base de informações demográficas especialmente criada para estudos de geomarketing.

Itaquera x Pacaembu – Parte 3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *