Uma das tarefas mais difíceis que a área de Planejamento ou Business Intelligence de um varejo supermercadista pode ter é o planejamento de onde estabelecer um novo ponto comercial. Isso porque é preciso cruzar uma série de informações, territoriais, geográficas  e mercadológicas –para se chegar ao melhor ponto comercial.

O primeiro passo, claro, é a escolha territorial. É preciso observar a lei de zoneamento do local e verificar quais são as obrigações para uso do terreno. O segundo passo, e não menos importante, começa a envolver o público consumidor: quais são os acessos a este local? Está localizado perto de vias rápidas? Qual é o nível de dificuldade deste acesso? O ideal é fazer essa verificação em um raio de 200m.

Definindo a concorrência

Outro aspecto a ser observado é a concorrência. A partir daqui, o ideal é utilizar alguma ferramenta que ofereça dados e análises geográficas, mas é possível também fazer o levantamento de forma manual. Em uma situação ideal, o planejamento deve incluir a análise da concorrência em um perímetro de cerca de 1,5 km –e essa análise deve incluir tanto os mercados de bairro –a fim de que se compreenda qual o potencial e quais os diferenciais fariam o consumidor fazer uma troca, por exemplo, até hipermercados de maior porte.

Definir a concorrência é muito importante no caso dos supermercados. Estudo elaborado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostra que o principal fator decisório para a escolha de um supermercado é a proximidade, não importa qual seja a classe social do indivíduo.

Na avaliação da concorrência, também é importante mensurar a quantidade de checkouts dos outros estabelecimentos, influência, condições de estacionamento, mix de produtos, entre outros.

Uma vez que a área esteja bem estabelecida, é hora de começar a entender qual é o público potencial do estabelecimento. Para isso, é necessário fazer um levantamento dos dados socioeconômicos e demográficos para o estabelecimento do perfil da população, bem como o dimensionamento do potencial de compra e da área da influência do público.

A mesma pesquisa do IBGE, citada acima, mostra outros dados relevantes sobre a escolha de supermercados de acordo com a classe social. Veja:

FATORES QUE DETERMINAM A ESCOLHA DE SUPERMERCADOS POR FAIXA SOCIAL

Fatores Classes A/B

Fatores Classe C

Fatores Classes D/E

Proximidade 52% Proximidade 52% Proximidade 52%
Variedade/opções 47% Promoções 46% Preços Baixos 43%
Promoções 43% Preços Baixos 41% Qualidade 42%
Qualidade 41% Variedade 40% Variedade 34%
Preços Baixos 39% Qualidade 39% Promoções 34%
Manutenção/Limpeza 36% Limpeza 34% Atendimento 34%
Estacionamento 33% Atendimento 33% Limpeza 32%
Atendimento 32% Estacionamento 18% Cartão do estabelecimento 9%
Cartão do estabelecimento 21% Cartão do estabelecimento 15% Estacionamento 8%
Fonte: IBGE

Potencial de consumo

Como pode se observar acima, as preferências mudam muito de acordo com a classe socioeconômica do indivíduo, e desta maneira o potencial de consumo também vai variar de acordo com o consumidor padrão do estabelecimento.

Enquanto as classes A e B procuram por mais variedade de produtos, as classes C, D e E estão mais preocupadas com promoções e preços baixos. O potencial de consumo e as características do público são determinantes para a modelagem do negócio.

É interessante neste estágio avaliar também qual é a demanda do mercado local que não está sendo absorvida pelas lojas localizadas dentro da área de influência – todos esses dados serão importantes para o cálculo da projeção final de vendas.

Uma alternativa para simplificar o trabalho de pesquisa é utilizar ferramentas que apresentem dados demográficos, econômicos e sociais sobre a população que reside ou trabalha nas regiões de interesse. Nesse sentido, a Cognatis conta com o GEOPop®, que pode oferecer informações segmentadas por nível geográfico (municípios e bairro) e por cobertura (municípios, porte de municípios ou PIB e regiões metropolitanas, entre outras). Acesse outras informações a respeito clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *