Ferramentas de Geomarketing cruzam dados de mercado para aumentar assertividade comercial

Ao analisar dados no contexto espacial, é possível identificar novas estratégias comerciais ou operacionais que não seriam perceptíveis por meio apenas de análises tabulares tradicionais.

A tecnologia permite inúmeros artifícios para empreendedores mapearem e ampliarem seus mercados com eficiência. Um dos mais poderosos novos aliados das empresas é a ferramenta de Geomarketing. Trata-se de uma plataforma que combina a localização geográfica de clientes e possíveis compradores com informações demográficas. Desta forma, é possível aumentar resultados sem perda de tempo ou desperdício de recursos. Ou seja: é mais simples alcançar resultados comerciais favoráveis.

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Ao analisar dados no contexto espacial, é possível identificar novas estratégias comerciais ou operacionais que não seriam perceptíveis por meio apenas de análises tabulares tradicionais. Por exemplo: somente por meio de uma análise geomercadológica é possível otimizar a alocação de uma força de vendas que se distribui territorialmente, uma vez que neste caso, a designação correta de representantes por território é fundamental para a boa eficiência da operação.

E, boa notícia, o Geomarketing não se aplica a um único nicho de mercado: empresas de qualquer tipo são beneficiadas com o uso da ferramenta, de acordo com objetivos distintos e específicos, por segmento.

No varejo, o Geomarketing é frequentemente utilizado para apoiar estratégias de expansão de redes. Porém, tanto neste como em outros segmentos como o imobiliário, distribuição de combustíveis, serviços de utilidade pública como telecom ou fornecimento de gás, cada vez mais empresas utilizam esta poderosa ferramenta para melhorar a rentabilidade da operação atual, buscando melhores formas de alocar seus recursos e atender seus clientes.

Fundamentalmente, o Geomarketing ajuda na mensuração e qualificação do potencial de mercados. Para tal, são analisados fatores como o posicionamento e expansão da concorrência, localização do público que se pretende atingir, comportamento de compra e cobertura de vendas em Estados, cidades, bairros e ruas.

A plataforma NETtool®  de geomarketing possibilita diversos tipos de análises que podem se combinar em busca deste objetivo, como geração de mapas de calorconsultas espaciais para localização de áreas e/ou empresas por meio de múltiplos critérios, ou relatórios e listagens que podem descrever em detalhes uma ou mais regiões, bem como listar empresas ou indivíduos para prospecção, fechando assim o ciclo do chamado “Go to Market”. Tudo isso está disponível em Cloud, ou seja, bastando ter acesso a internet e um browser.

Naturalmente, não há fórmula mágica para o desenvolvimento de uma boa estratégia de geomarketing. A ferramenta sozinha não irá responder a todas as perguntas sozinha, mas se você seguir os passos abaixo é possível extrair um alto valor deste tipo de tecnologia:

     1 – Especifique objetivamente sua necessidade. Quais perguntas está procurando responder? Elas são perguntas que têm relação com o geomarketing?;

     2 – Especifique que dados secundários serão necessários. No caso do NETtool®, alguns dados do GEOpop® já vêm carregados;

     3 – Consulte as fontes primárias necessárias (seus próprios dados transacionais por exemplo) e os carregue na plataforma;

     4 – Analise a informação usando as várias funcionalidades de análise e relatórios;

     5 – Distribua a informação para que se transforme em ações.

 

Expansão da inteligência mercadológica 

Para se examinar uma área sob a ótica do Geomarketing, levam-se em conta inúmeros elementos. Cartografia, dados e métodos de geodemografia (que é um estudo de demografia em caráter geográfico, aplicado em dados como evolução populacional) e negócios locais são alguns, bem como o cruzamento de dados públicos e privados relevantes.

Os resultados obtidos ainda podem servir para alimentar outros softwares específicos que permitam evoluir a análise além do contexto puramente espacial, como é o caso de software de data maining, analytics ou estatística, utilizados para o desenvolvimento de segmentações geográficas e modelos de propensões, ou plataformas de CRM e vendas.

Em resumoo Geomarketing permite criar uma nova dimensão de análise e expandir significativamente a inteligência mercadológica de uma empresa, com resultados concretos que vão da expansão de vendas ao aumento de rentabilidade da operação atual.

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