O financiamento de veículos no Brasil é um mercado que sempre apresentou bons números. Apesar do histórico positivo, o atual momento de contenção da economia tem afetado o setor.

No primeiro semestre de 2015, foram financiados 2.118.227 automóveis leves novos e usados. Desse total, 745.005 foram unidades novas e 1.373.222 de usadas.

Nos últimos meses, foram ofertadas aos consumidores melhores opções de compra de automóveis com várias promoções. O financiamento passou a ser oferecido sem taxa, ou reduzida a um patamar extremamente baixo. Essa foi uma medida que muitas filiais adotaram para manter bons patamares de vendas.

Em momentos de incerteza econômica, torna-se extremamente importante otimizar lucros e produtividade. Dessa forma, uma minuciosa análise mercadológica passa a ser fundamental.

Como abrir novas filiais para o financiamento de veículos?

Com estudos de geomarketing e inteligência de mercado, uma montadora consegue avaliar precisamente – não só com base no histórico de vendas da região, mas também considerando as novas condições do mercado – as melhores configurações de todas as filiais instaladas em diferentes municípios, a fim de potencializar as vendas de cada uma adequadamente.

Primeiro, para cada município, podem ser avaliados a média mensal de veículos financiados e o total de vendas em cada mês – de períodos anteriores, podendo chegar a uma data superior ao período de um ano. Com base nessa análise, seria possível realizar a estimativa de financiamentos futuros com novas projeções em curto e longo prazo. Em seguida, podemos realizar um cálculo para qualificar a média de produtividade por operador. A partir desse estudo são criadas metas de market share que possibilitarão a alocação mais efetiva de operadores em cada região.

Por fim, com os dados do estudo, será possível decidir com maior precisão onde criar novas regionais, estimar o  número de operadores que devem ser alocados em cada filial, bem como um número ideal de pontos de vendas a prospectar.

A Cognatis realiza projetos para estimar a lucratividade de um setor e otimizar áreas de interesse com base em estudos desenvolvidos a partir de um ou mais modelos associados a dados geodemográficos. Saiba como os projetos da Cognatis podem ajudar o seu negócio.

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