Segmentação comportamental com geomarketing não é só possível, como é recomendável para qualquer empresa que precise conhecer o seu público de maneira mais aprofundada. A segmentação comportamental classifica uma determinada população com base em seu comportamento de compra. O assunto é complexo, porque a decisão do consumidor por uma determinada compra é por si só complexa, e seu comportamento é afetado por uma gama enorme de variáveis, que vai desde o estímulo do ambiente, ciclo de vida,  cenário econômico, até a mensagem da marca.

Existem diversas maneiras de realizar essa segmentação por comportamento. Conheça algumas:

Ocasiões de compra – Essa talvez seja uma das formas mais básicas de segmentação de mercado. Alimentos são um exemplo fácil: chocolates e peixes na Páscoa, carnes nobres de aves no Natal, entre outros. Esse mesmo exemplo pode se repetir no segmento de vestuário, também, e nem sempre por datas comemorativas: as ocasiões de compra podem ser determinadas pelos momentos de grande liquidação, como no final do inverno e do verão.

Benefícios oferecidos – Outra segmentação possível é a partir dos benefícios oferecidos pelo produto ao consumidor. Um exemplo disso é a segmentação por exemplo dos clientes de um varejista de roupas a partir das vendas transacionais.

Lealdade – Há duas maneiras de fazer um negócio crescer. A primeira delas é adquirir novos clientes. A segunda, é de reter os clientes já existentes. Quanto mais o cliente for leal, mais a sua base de clientes vai crescer.

Taxa de uso- Tanto no segmento comercial quanto no residencial, é possível medir a taxa de uso do serviço ou produto oferecido. Essa segmentação pode ser usada por empresas de telefonia, por exemplo, em caso de serviços. No caso de produtos, o setor cosmético é um bom exemplo: é possível segmentar os clientes por heavy users de produtos de maquiagem, ou de cabelo, determinando ações segmentadas para este setor.

Em resumo, a Segmentação Comportamental ajuda empresas a classificar seus clientes com base em suas características socioeconômicas e transacionais. Por meio desta estratégia, executivos e outros tomadores de decisão podem facilmente desenvolver, para cada segmento de clientes, produtos, planos de comunicação e ofertas pertinentes. Além de oferecer consultoria, a Cognatis também tem a ferramenta Geopop, que é a maior base de informações preparadas especialmente para aplicações de geomarketing do Brasil, permitindo realizar uma análise completa do perfil do consumidor, e do potencial de venda de uma determinada área. Para saber mais sobre o Geopop, clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *