O profissional de marketing deve sempre pensar em uma questão essencial quando estiver refletindo sobre a aplicação do marketing baseado na localização: “Quem é o nosso consumidor?”. O perfil pode variar por região, gênero ou faixa etária, no entanto, informações pouco precisas e generalistas sobre uma determinada persona, não ajuda a retratar a dimensão exata das particularidades de um público-alvo.

Ninguém aqui está tentando “ensinar o padre a rezar a missa”, porém, deve-se notar que ao estabelecer o perfil do público alvo, os marqueteiros devem procurar por tipos bem específicos de consumidores.

Atualmente muitos produtos e serviços recebem um trabalho de marketing direcionado e com uma abordagem mais personalizada, no entanto, ainda carecem de informações geodemográficas mais precisas. Dados demográficos são o componente essencial para o trabalho de marketing, utilizado para identificar segmentos da população por características específicas.

Seja o empreendimento pequeno ou grande, é necessário buscar abordagens mais individualizadas. Dados geodemográficos afetam diretamente todas as escolhas e processos que ocorrem em um negócio, principalmente o desenvolvimento das estratégias de marketing.

Informações demográficas incluem área geográfica, idade, renda, raça, gênero e formação acadêmica. Também inclui comportamento de compra, estado civil, número de filhos, e diversas outras informações extremamente relevantes que ajudam a desenhar com mais exatidão a vida do cliente potencial.

Ferramentas de geomarketing, como o GEOpop® da Cognatis, podem ajudar a evitar gastos desnecessários no planejamento de marketing de uma empresa. Os dados e as informações estatísticas podem revelar que distribuir panfletos em para-brisas de carros talvez não seja a melhor estratégia de marketing para o seu negócio. Uma análise mais minuciosa pode apontar informações sobre preferências para quem frequenta academias, atraindo mais clientes. Outro exemplo pode ser usar estudos de geomarketing para identificar possíveis assinantes para o lançamento de uma nova revista regional segmentada.

O marketing, enfim, precisa identificar o consumidor ideal para o produto ou serviço que uma empresa oferece, de modo a desenvolver estratégias mais eficientes e menos onerosas. Quer saber mais como aumentar a efetividade das campanhas de marketing direto? Acesse o site da Cognatis e confira as soluções que melhor se adequam ao seu negócio.

Com Smallbusiness

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