O desejo em possuir um automóvel continua tão forte quanto sempre foi. O mercado brasileiro automotivo permanece como um dos maiores no planeta. A realização do último Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, no mês de novembro, ratifica a relevância desse mercado e confirma o imenso interesse do brasileiro na aquisição de um veículo particular.

Apesar de confirmar recentemente que o IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados) se elevaria já em janeiro de 2015, o presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), Luiz Moan, declarou que o setor espera vender mais carros no próximo ano.

A compra de um carro faz parte do planejamento de milhões de famílias, fundamentalmente nas classes mais baixas da sociedade, o que leva a muitas marcas automotivas analisarem o perfil de cada consumidor em potencial.

Para ter uma noção melhor de cada perfil, é importante verificar alguns dados que delimitam o público-alvo, de modo a auxiliar na criação de estratégias de vendas mais apuradas. Para mensurar alguns desses dados, vamos pegar a capital de São Paulo, sede do evento automobilístico. O município abriga cerca de 11,37 milhões de habitantes, dos quais 71% são adultos com idade a partir dos 20 anos.

Consta-se que na cidade de São Paulo, segundo dados  do último censo em 2010, o tempo de deslocamento do paulistano  é de 47 minutos em média.

O bairro Cidade Tiradentes é o distrito que mais concentra veículos automotivos na cidade de São Paulo. O distrito concentra 26.315 domicílios com veículos para um total de 79.181 domicílios ocupados com uma população de 264.687 mil. Ou seja, cerca de 33% do total de possui um carro. Aproximadamente 48% dos residentes no bairro nasceram de fato no município, os restantes vieram de outros estados, com destaque para os migrantes da região nordeste que abrangem 32% do total de moradores.

A renda média familiar no bairro é de R$1574. Do total de habitantes, predomina o número de 59.223 chefes de família com até cinco salários mínimos.  Outra característica que marca o perfil do morador da Cidade Tiradentes é a presença de filhos. Do total de famílias estabelecidas no bairro, registram-se 35.729 filhos com até nove anos, 23.069 com 10 a 14 anos, 19.361 com 15 a 19 anos e 48.375 com 15 anos ou mais.

A análise de um bairro com potencial para o mercado automotivo sustenta o direcionamento de estratégias para uma região específica. A atenção dada aos dados apresentados revela a quantidade de informações extremamente relevantes no desenvolvimento de projetos a curto e longo prazo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *