Os moradores do bairro de Icaraí, no município de Niterói, devem se sentir orgulhosos. De acordo com um levantamento divulgado em 2014 pelo Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), o bairro registra o melhor IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) de todo o estado do Rio de Janeiro, com nota de 0,962.

O IDHM é um indicador que varia entre zero e um: quanto maior a nota, maior o desenvolvimento humano de um estado, município, de uma região metropolitana ou UDH. O cálculo é feito com base em três fatores: a expectativa de vida, a renda per capita e a educação.

Para compreender melhor o cenário atual do bairro mais rico da região metropolitana do Rio de Janeiro, vamos analisar alguns números dentro de um raio-x especial sobre essa área:

A população é de 79.406 pessoas, sendo que 34.073 são homens e 45.333 são mulheres. Consta-se que há uma média de 2,5 moradores por domicílio e a idade média de moradores do bairro é de 42 anos. A região habita 5.536 crianças (de zero a nove anos) e soma 7.709 adolescentes (com idade entre 10 e 19 anos).

Os domicílios ocupados registram 89% no bairro, ou 31.201 em números totais, com predominância de apartamentos, sendo 92% do total. O tempo médio de permanência dos inquilinos no município é de 21 anos. Outro dado revela que apesar de cerca de 81,98% dos residentes terem nascido no estado, apenas 37,2% nasceram no município de Niterói. Foi compilado um número de 19.870 carros pertencentes aos residentes de Icaraí.

Outro indicador que ajuda a explicar a nota alta no IDHM, conquistado pelo bairro, revela que os habitantes de Icaraí têm uma média de 15 anos de estudo, o dobro da média nacional, que é de 7,7 anos segundo estudo da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios). O porcentual de chefes de família com ensino superior ultrapassa 60%. A renda familiar média de Icaraí é de R$ 8.688 e o porcentual de habitantes incluídos na classe AB foi apontado em 82%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *