A inteligência baseada em localização, ou inteligência geográfica, não é um conceito novo. As empresas já analisam dados geodemográficos há anos, comparando região por região para identificar as melhores oportunidades.

É possível que a essa altura você já ouviu falar em “software de geomarketing” quando procurou por ferramentas e serviços de inteligência de mercado. Sim. O geomarketing também é utilizado tanto por grandes organizações quanto por pequenas empresas, e oferece uma variedade de expressivas e valiosas análises de mercado.

Esta tecnologia mudou muito ao longo do tempo e suas novas aplicações ampliaram a variedade de soluções para as mais distintas necessidades empresariais – tais como os serviços desenvolvidos para avaliar o valor de cada cliente por “lifetime value” ou os modelos projetados para retenção de clientes.

Com serviços de inteligência geográfica, os empreendedores podem combinar dados geográficos com praticamente qualquer outro tipo de dado – sejam os dados sobre as características comerciais de uma região ou dados sobre as pessoas que vivem ou trabalham lá e seu comportamento. A combinação de todas essas informações ajuda a ampliar a visão de um negócio de modo que executivos se tornam plenamente capacitados a tomar as melhores decisões.

Usuários de ferramentas de geomarketing geralmente só conseguem definir os seus objetivos após realizarem uma análise do perfil da região em que atuam ou desejam atuar. É comum que todos os dados sejam primeiro recolhidos sobre as variáveis demográficas que influenciam o seu negócio, para então serem combinados e analisados a partir da visualização em um espaço bidimensional. Efetivamente, com o auxílio de um especialista em inteligência de mercado, os resultados de uma análise serão aproveitados para assinalar as tendências futuras e questões significativas que não haviam sido detectadas antes – em relação aos clientes ou dados operacionais e geografia.

Nos últimos anos, felizmente, as barreiras ao acesso e à utilização de dados geodemográficos foram reduzidas, tornando mais fácil para mais empresas explorarem a rica fonte de informações demográficas que estão disponíveis.

Quer saber como a Cognatis ajuda a trazer inteligência de mercado para a sua empresa? Acompanhe a Cognatis no Linkedin e saiba como aplicar estudos de geomarketing no seu negócio.

Com Dimins

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *